domingo, 23 de agosto de 2009

NOEL ROSA

Noel nasceu de um parto difícil em que o uso do fórceps pelo médico causou-lhe um afundamento da mandíbula que o marcou por toda a vida. Criado no bairro carioca de Vila Isabel, filho do comerciante Manuel Garcia de Medeiros Rosa e da professora Martha de Medeiros Rosa, Noel era de família de classe média, tendo estudado no tradicional Colégio São Bento de 1923 a 1928.

Adolescente, aprendeu a tocar bandolim de ouvido e tomou gosto pela música - e pela atenção que ela lhe proporcionava. Logo, passou ao violão e cedo tornou-se figura conhecida da boemia carioca. Entrou para a Faculdade de Medicina, mas logo o projeto de estudar mostrou-se pouco atraente diante da vida de artista, em meio ao samba e noitadas regadas à cerveja. Noel foi integrante de vários grupos musicais, entre eles o Bando de Tangarás, ao lado de João de Barro (o Braguinha), Almirante, Alvinho e Henrique Brito.

Em 1929, Noel arriscou as suas primeiras composições, "Minha Viola" e "Toada do Céu", ambas gravadas por ele mesmo. Mas foi em 1930 que o sucesso chegou, com o lançamento de "Com que roupa?", um samba bem-humorado que sobreviveu décadas e hoje é um clássico do cancioneiro brasileiro. Noel revelou-se um talentoso cronista do cotidiano, com uma seqüência de canções que primam pelo humor e pela veia crítica. Orestes Barbosa, exímio poeta da canção, seu parceiro em "Positivismo", o considerava o "rei das letras". Noel também foi protagonista de uma curiosa polêmica travada através de canções com seu rival Wilson Batista. Os dois compositores atacaram-se mutuamente em sambas agressivos e bem-humorados, que renderam bons frutos para a música brasileira, incluindo clássicos de Noel como "Feitiço da Vila" e "Palpite Infeliz". Entre os intérpretes que passaram a cantar seus sambas, destacam-se Mário Reis, Francisco Alves e Aracy de Almeida.

Estátua de Noel Rosa, localizada na entrada de Vila Isabel.

Noel teve ao mesmo tempo algumas namoradas. Casou-se em 1934 com Lindaura, mas era apaixonado mesmo por Ceci, a dama do cabaré. Passou os anos seguintes travando um batalha contra a tuberculose. A boemia, porém, nunca deixou de ser um atrativo irresistível para o artista, que entre viagens para cidades mais altas em função do clima mais puro, sempre voltava para o samba, a bebida e o cigarro. Mudou-se para Belo Horizonte,[nota 1] trabalhou na Rádio Mineira e entrou em contato com compositores amigos da noite, como Rômulo Pais, recaindo sempre na boêmia. De volta ao Rio, jurou estar curado. Faleceu em sua casa no bairro de Vila Isabel no ano de 1937, aos 26 anos, em conseqüência da doença que o perseguia desde sempre.



cena do filme do noel...



disco 1
1.Palpite - Francisco Alves
2.É Preciso Discutir - Francisco Alves e Mário Reis
3.Espera Mais Um Ano - Noel Rosa e Arthur Costa
4.Pesado 13 - Paulo Netto de Freitas
5.Gosto, Mas Nao E Muito - Francisco Alves
6.Rumba da Meia-Noite - Dina Marques e Neneo das Neves
7.Voce Foi o Meu Azar - Noel Rosa e Arthur Costa
8.Voce Foi o Meu Azar - Arthur Costa e Neneo das Neves
9.Mentiras de Mulher - Noel Rosa e Arthur Costa
10.Felicidade - Noel Rosa
11.Sao Coisas Nossas - Noel Rosa
12.Mulher Indigesta - Noel Rosa
13.Tenentes do Diabo - Ildefonso Norat
14.Sem Tostao - Arthur Costa
15.Que Se Dane - Leonel Faria
download??? clique aqui



disco 2
1.Adeus - Jonjoca e Castro Barbosa
2.E Nao Brinca Nao ( Nao Brinca Nao ) - Almirante
3.Tenho Um Novo Amor - Carmen Miranda
4.Assim Sim - Carmen Miranda
5.Nao Me Deixam Comer - Pinto Filho
6.Fiquei Sozinha - Ruth Franklin
7.Para Me Livrar do Mal - Francisco Alves
8.Nuvem Que Passou - Francisco Alves
9.A Razao Da-se a Quem Tem - Francisco Alves e Mario Reis
10.Nao Faz, Amor - Francisco Alves
11.Quem Da Mais? - Noel Rosa
12.Coracao - Noel Rosa
13.Uma Jura Que Fiz - Mario Reis
14.Mulato Bamba - Mario Reis
15.Vitoria - Silvio Caldas e Francisco Alves
16.Nao Ha Castigo - Helena e Joao Barreto
download???clique aqui

fonte Capsula da Cultura

Nenhum comentário: